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A computação vestível é uma abordagem da tecnologia que usa miniaturização computacional para que usuários utilizem dispositivos eletrônicos como roupas, acessórios ou parte de seus corpos. Isso permite que funções computacionais eletrônicas possam ser atribuídas ao sistema humano. Setores de pesquisa em computação, como a tecnologia assistiva que produz itens auxiliares para pessoas com limitações, frequentemente usam tecnologia vestível para criar produtos fisicamente ligados aos seus usuários, como sensores neurais, cadeiras de rodas, próteses e órteses. Historicamente inovações computacionais aplicadas em itens assistivos vestíveis são eficientes em seu resultado, no entanto o design para se desenvolver essas inovações, muitas vezes é exclusivo de um único produto, o que inviabiliza a produção em massa por seu alto custo, impossibilita que a mesma função seja aplicada em outras estruturas e dificulta a manutenção. Partes desse problema podem ser resolvidas ao se utilizar a técnica de compósitos têxteis eletrônicos modulares, permitindo que tecidos inteligentes possam ser costurados em qualquer estrutura têxtil. Portanto, o objetivo é desenvolver um dispositivo vestível assistivo em mobilidade, baseado em um projeto prévio de trabalho de conclusão de curso do autor envolvendo roupas eletrônicas, utilizando um sistema eletrônico open source, inspirado nos conceitos de simbiose humano-máquina, ergonomicamente projetado e testado para auxiliar pessoas cadeirantes em sua percepção cognitiva espacial através de um tecido inteligente que funciona como sensor traseiro para cadeiras de rodas. O dispositivo deverá ser facilmente aplicável e removível, não sendo exclusivo de um único modelo de cadeira de rodas.

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