Logo

As projeções futuras indicam um aumento significativo na proporção de idosos na população urbana, o que demandará novos arranjos sociais para atender às necessidades desses indivíduos de forma satisfatória, mantendo sua autonomia. Esse desafio é relevante para cidades como São Paulo.

Este projeto tem como objetivo identificar os recursos disponíveis para a população idosa na cidade, mapeando as áreas onde as condições ambientais impactam na cognição dos idosos.

Serão identificados os equipamentos e serviços voltados para idosos em diferentes regiões da cidade, criando um mapa que correlaciona esses recursos com possíveis alterações na cognição dos idosos. A análise será realizada dentro de um sistema delimitado na Zona Norte de São Paulo inicialmente.

Os dados coletados permitirão a formulação de políticas públicas direcionadas para atender às necessidades específicas dos idosos, além de possibilitar uma melhor distribuição de recursos e serviços especializados de acordo com as demandas identificadas.

A análise da relação entre o ambiente urbano e a cognição dos idosos, é um grande desafio  para o desenvolvimento de cidades mais inclusivas e adaptadas às necessidades de uma população em envelhecimento.

Lattes