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O processo de ensino-aprendizagem de conteúdo tecnológico e profissional é apresentado de forma hermética junto ao sistema de educação tecnológico. 
 As áreas tecnológicas são transversais e precisam ser estruturadas pelas ciências de aprendizagem, fundamentadas a partir do pensar sobre a criatividade e consolidada nas ciências físicas, biológicas e artísticas, além da importante participação da matemática no processo de desenvolvimento das habilidades atitudinais, resultantes da confiança obtida, após o estabelecimento do conhecimento, o que resulta no desenvolvimento de novas habilidades
comportamentais. 
 
Atualmente diversos métodos, técnicas e instrumentos são apresentados, entretanto as evidências de sucesso são escassas e momentâneas. Portanto, o objetivo é apresentar as mais relevantes divergências nas etapas de ensino-aprendizagem dos conteúdos tecnológicos e profissionais caracterizadas no indivíduo. 
 
Desta forma a proposta é o desenvolvimento de uma plataforma colaborativa open source e open hardware, baseada na melhoria contínua de processos, aplicando conceitos de “Sistemas Cognitivos Artificiais” na realidade cotidiana da educação profissional e tecnológica por meio da “Robótica Social”, entregando um sistema online com integração física para o desenvolvimento personalizado do conhecimento tecnológico, permitindo a evolução do “ser individual e social”, os principais achados serão registrados e compartilhados através de práticas que visam desenvolver pessoas para pensar, agir, refletir e evoluir o mundo atual, solucionando desafios, através do domínio de conhecimento tecnológico e profissional.
 

Os principais fundamentos balizadores deste projeto tem origem no pensamento simbiótico de JCR-Licklider, que envolve a relação homem-máquina de forma interativa, os conceitos de Paulo Freire, que através de sua metodologia dialética, consegue perceber o ambiente a volta do indivíduo para se apropriar de seu contexto único e personalizado para proporcionar uma reflexão evolutiva acerca de sua construção metafísica de pensamento crítico e analitico, e por fim, o envolvimento seletivo das teorias das múltiplas inteligências de Howard Gardner, para de fato apresentarmos uma proposta concreta de adequação do conteúdo prático, teórico e programático, de acordo com os interesses, limitações e desejos do próprio estudante em torno do aprender.