Logo

No dia 13 de abril de 2024, o mestrando Tiago Eduardo defendeu e teve aprovada com louvor a dissertação “Visualização e compartilhamento de dados utilizando GIS com participação pública”, que versa sobre o projeto extensionista experimental de tecnologia social hiperlocal Lupa NH, realizado junto aos estudantes e professores da escola pública Raimunda dos Santos Passos (Macapá/AP). A dissertação foi orientada pelo prof. Walter Lima, no âmbito do Programa de Pós-graduação Doutorado e Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Resumo: Este é um trabalho de cunho interdisciplinar que exige que busquemos conhecimentos em áreas de estudos diversos, como tecnologia, comunicação e ciências sociais. Essa abordagem de conhecimentos especializados é necessária, pois quando trabalhamos com problemas complexos é fundamental um olhar disruptivo e amplo. Torna-se de grande importância a busca de conceitos e métodos de diferentes disciplinas do conhecimento humano para o desenvolvimento de uma solução efetiva para o problema pesquisado. Com o foco em explorar o problema de falta de informação estruturada sobre a situação de infraestrutura em áreas periféricas, e a baixa cobertura de noticiário local sobre, propõe-se utilizar conceitos de Participação Pública (PP) combinada com tecnologia GIS (Geographic Information System) na coleta de informações georreferenciadas (longitude e latitude), com o propósito de montar uma base de dados pública, e a partir desta gerar recomendações de criação de notícias hiperlocal utilizando inteligência artificial generativa (IAG). A partir do desenvolvimento de um aplicativo móvel que habilita cidadãos do bairro Novo Horizonte em Macapá (AP) a cadastrarem ocorrências sobre o fornecimento de serviços de iluminação pública, calçadas e asfalto, coleta e tratamento de esgoto, coleta de lixo, limpeza urbana e água potável, objetiva-se implementar um algoritmo de priorização e seleção desses dados a partir de sua geolocalização, e com o uso do ChatGPT gerar recomendações de narrativas para criação de notícias. Tanto o conteúdo coletado, quanto as recomendações compõem um portal para compartilhamento da informação. Será decorrido aqui a contextualização do problema de pesquisa, seus impactos identificados na literatura, além de demonstrar um caminho possível para minimizar a falta de conteúdo hiperlocal com o uso de tecnologias digitais georreferenciadas com participação pública.