O mestrando Tiago Eduardo, do Proghrama de Pós-graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica da Universidade Federal de São Paulo, apresentou o trabalho " VISUALIZAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE DADOS UTILIZANDO GIS E TECNOLOGIA SOCIAL APLICADO AO APLICATIVO MÓVEL LUPA NH" no Congresso Acadêmico 2023 da Unifesp, com o tema “Universidade na (re)construção da nação”.

O trabalho está estruturado a partir de um sistema que conecta dados a um mapa (Sistema de Informação Geográfica) , integrando dados de localização (onde as as coisas estão) com todos os tipos de informações descritivas (como as coisas são lá). Os benefícios incluem melhor visualização e compartilhamento de informação.

O aplicativo Lupa NH originou-se como um artefato tecnológico do Projeto Experimental e de Extensão Lupa NH do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (PIT) do ICT-UNIFESP. Seu objetivo é incentivar a cidadania através da participação pública dos moradores, trabalhadores, estudantes e frequentadores do bairro Novo Horizonte (Macapá/AP). Com o apoio do aplicativo, usuários podem, de forma geolocalizada, inserir informações sobre o bairro alimentando um banco de dados com informações sobre a infraestrutura deficitária nas seguintes áreas: Água Potável; Coleta e Tratamento de Esgoto; Iluminação Pública; Calçadas e Asfalto; Limpeza Urbana; Coleta de Lixo.

Embasado pelo conceito de GIS, e dado o contexto do aplicativo Lupa NH, este projeto propoe uma evolução tecnológica do aplicativo e a construção de um site visualização e compartilhamento desses dados georreferenciados.

OBJETIVO

Utilizar a tecnologia GIS (Geographic Information System) e conceitos de participação pública para contribuir com a evolução tecnológica do projeto Lupa NH.

METODOLOGIA

Este projeto é uma pesquisa ação em que se desenvolveu um novo aplicativo móvel para captura e armazenamento de dados sobre infraestrutura pública deficitária, e adicionalmente, um segundo desenvolvimento onde se deu a criação de um site web onde estes dados estarão expostos para consulta e geração de transparência. É proposto um acesso público ao site, ou seja, a página abrirá com o conteúdo à disposição sem exigir nenhum tipo de autenticação. Foi colocado na página principal um mapa geral da região alvo com todos os itens cadastrados exibidos com um marcador.

A região alvo do projeto é o bairro Novo Horizonte (Macapá / AP) onde este projeto foi iniciado e executado em modo piloto no ano de 2018. Durante este período uma parceria foi formada com a Escola Raimunda dos Passos Santos, localizada no bairro, onde alguns professores e a direção se prontificaram a divulgar o projeto aos alunos e frequentadores. A escola também possui uma rádio comunitária onde propomos utilizar para divulgação do projeto e em contrapartida, os mantenedores poderão utilizar o site web para coleta de conteúdo informativo para geração de notícias para o veículo.

Foi proposto organizar em conjunto com a escola um workshop aos alunos e professores onde técnicas jornalísticas serão abordadas. Pretende-se utilizar o aplicativo Lupa NH e o site como um dos meios de geração de informação.

RESULTADOS ESPERADOS

Pretende-se executar a etapa de captação de dados no segundo semestre de 2023. Espera-se o engajamento e contribuição dos moradores em divulgar e promover o uso das ferramentas. Com os dados coletados, pretende-se fomentar transparência e visibilidade buscando germinar conceitos de responsabilidade e empoderamento social.