A prestigiosa Association for the Advancement of Artificial Intelligence (AAAI), aprovou o paper "Comparing LLMs for Prompt-Enhanced ACT-R and Soar Model Development: A Case Study in Cognitive Simulation" para apresentação no "2023 Fall Symposium Series" que ocorrerá entre 25 e 27 de Outubro em Arlington-Virginia (USA).

Esta conquista é resultado do trabalho colaborativo realizado com a doutoranda da Penn State University (USA), Siyu Wu, seu orientador Prof. Dr. Frank E. Ritter, do Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior coordenador do grupo de pesquisa de Sistemas Cognitivos Artificiais da Unifesp - Universidade Federal de São Paulo, e do mestrando do Programa de Mestrado Profissional Interdisciplinar em Inovação Tecnológica (Unifesp), Rodrigo Ferreira, o qual é também pesquisador no Grupo de pesquisa Sistemas Cognitivos Artificiais (Unifesp)

O artigo apresenta experimentos sobre o uso do ChatGPT e Google Bard para criar modelos para frameworks de arquiteturas cognitivas. O estudo envolve duas tarefas cognitivas simuladas, onde ChatGPT4 e Google Bard (Large Language Models, LLMs) servem como interfaces de desenvolvimento dentro das estruturas ACT-R e Soar.