Design cognitivo para mentes artificiais PORTAL

O Grupo de Pesquisa Sistemas Cognitivos Artificiais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) promoveu, no dia 4 de abril, às 13h, o webinário Design cognitivo para mentes artificiais, que conta com a participação de Antonio Lieto, docente e pesquisador em Ciências da Computação da Universidade de Torino e no ICAR C.N.R em Palermo, ambos localizados na Itália.

ASSISTA AQUI O WEBINÁRIO

Lieto traz para a discussão os principais tópicos de sua pesquisa: raciocínio de senso comum, tecnologias em linguagem e conhecimento, arquiteturas cognitivas para agentes interativos inteligentes (corporificados e não).

Além disso, o evento virtual foi uma oportunidade para debater os assuntos abordados em seu livro Cognitive Design for Artificial Minds – título do webinário –, que exploram desde o papel crucial que os estudos em cognição humana desempenham no projeto e na realização de sistemas de inteligência artificial (IA) até as etapas necessárias para o desenvolvimento de modelos artificiais de cognição. Tal obra, bem como as pesquisas realizadas por Lieto, que contam com mais de 100 publicações científicas revisadas por pares, preenchem as lacunas entre as questões teóricas, experimentais e tecnológicas abordadas no contexto da IA de inspiração cognitiva e da ciência cognitiva computacional.

Design cognitivo para mentes artificiais é um webinário que faz parte de uma série com o objetivo de trazer para discussão os elementos que estruturam o ramo científico dos sistemas cognitivos artificiais. A abordagem interdisciplinar apresentada é uma condição fundamental para que o sistema computacional inteligente, dotado de viés cognitivo, possa ser elaborado com o objetivo de fornecer ao ser humano a centralidade nesse processo. Além disso, os eventos virtuais são uma oportunidade necessária para promover uma mudança do paradigma tecnológico na relação entre máquina computacional e indivíduo, da master-slave conjecturada pelos cibernéticos para uma interação simbiótica, um relacionamento sendo realizado de forma síncrona.